Que empresa é essa?
Eu sei que fiquei te devendo uma informação muito importante, neste artigo
Eu comentei sobre uma marca de calçados super barata que utilizou o branding não só para subir seus preços, mas para se tornar uma das maiores exportadoras de sapatos do Brasil.
E hoje eu vim cumprir o prometido.
Sabe que empresa é essa?
A Melissa.
Se você é da minha época, você provavelmente se lembra das Melissinhas, que eram um modelo único.
De plástico e conhecidas por ser um produto para um público mais jovem, e em geral de baixa renda – esse era o posicionamento da empresa no mercado.
Em 1994 a Melissa queria ampliar seu público para poder vender para mais pessoas e aumentar seu preço, aumentando assim suas margens de lucro.
E o resultado é que a marca não só se consolidou entre mulheres jovens e adultas de todo o Brasil, mas também do mundo, e hoje é responsável por 38,2% da fatia de calçados que o país envia ao exterior, estando em primeiro lugar no ranking de exportações calçadistas há oito anos consecutivos
Hoje em dia, a Melissa, que poderia ser apenas commodity ou modismo temporário, é mais que uma marca que as pessoas consomem.
Ela tem fãs, as famosas Melisseiras.
Acho que nem preciso dizer que apesar de ter dezenas de outras empresas copiando seus modelos com os mesmo materiais, o fã clube da marca nunca nem sequer vai ousar olhar para os lados.
E se você tá se perguntando como eles conseguiram isso, eu vou te contar.
A Melissa investiu em branding e deixou de ser uma sandália de plástico de 1 único modelo para se posicionar como uma marca fashion com matéria prima sustentável.
Apesar da escalada de preços, se tornou objeto de desejo entre meninas e mulheres de diferentes idades e classes sociais.
Com uma proposta de valor única, a Melissa revolucionou o mercado e praticamente destruiu a concorrência.
E deixou de ser vista como uma marca barata para ser enxergada como uma marca de luxo pop (Olha a percepção de valor do cliente mudando).
Para eles, venda não é um problema.
Se você me acompanhou até aqui, acho que estamos claros em uma coisa.
Um bom trabalho de construção de marca vai:
- Aumentar a percepção de valor da sua marca
- Te dar uma vantagem competitiva
- Construir lealdade entre seus clientes
- Te dar o controle de quanto cobrar
- Atrair mais consumidores
- te fazer vender melhor e para mais pessoas
Agora eu imagino que mais uma vez você pode estar se perguntando:
“Tá Stevan, agora como eu posso obter esses benefícios pro meu negócio?”
Eu criei uma forma de você tirar essas e outras dúvidas em o que eu estou chamando de sessão estratégica. Nela estou a disposição para uma conversa. Preencha esse formulário para conseguirmos alinhar como sua marca pode crescer ocupando ainda mais espaço na mente e coração dos seus clientes.
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