Perosnalide & Identidade
Sua marca sendo a Maria que não vai com as outras
E aí, sobre personalidade de marca: Sim ou Não? Sua marca possui?
O que você me diz? Parece “simplista, rápido e direto demais” ao perguntar desta forma?
Se você sentiu algo similar enquanto lia essas indagações, inconscientemente você acabou de me atribuir adjetivos. Além disso, possivelmente, algum traço da minha personalidade foi criado por você por meio da forma como coloquei as palavras. Voilà! Essa também é uma das maneiras em que os consumidores identificam a personalidade da sua marca.
O conjunto de características do pensar, sentir e agir da sua marca trarão à tona a personalidade dela. Forneça caráter e temperamento a ela. Em um mercado com muitas similaridades, atribuir personalidade a sua marca é um fortíssimo fator de desempate e também decisivo, elemento fundamental que irá romper com semelhanças.
Tem uma máxima que gosto bastante: “Hoje as pessoas compram produtos, mas se relacionam com as marcas”. A compra de produtos por si só se tornou cada vez mais escassa. A realidade vivida é de consumidores que compram os produtos mas, acima de tudo, o que ele carrega consigo.
Por que devo enxergar marcas como pessoas?
Em levantamentos de pesquisas de mercado, há momentos em que os consumidores não possuem a personalidade que eles enxergam na marca, mas ainda assim a consomem e recomendam. A pessoa vê na marca uma característica que traz admiração e que expressa o seu “eu interior”, algo muitas vezes intangível para ela, mas que a personalidade da marca traz e realiza.
Como? A gente não quer somente abrir portas. Estamos aqui também para mantê-las em aberto, certo?
Passos que guiam a personalidade de marca
Ao discorrer sobre atributos humanos e falar em relação a personalidade de alguém, alguns adjetivos são postos. Faça isso também, dê adjetivos a sua marca que irão mostrar o que ela é, mas também o que não é. Vou te explicar!
Visualize comigo como as personalidades de marca adjetivadas fazem a diferença:
Fiat: Marca de automóveis
Note como falamos da mesma marca, produtos de mesmo fim, mas com adjetivos, propostas e personalidades diferentes. As personalidades criadas na imagem de um carro comum e de uma picape são totalmente distintas. Geram identificações, relações diferentes.
Marca fria x Marca humanizada
Uma ferramenta para trazer mais humanidade para a marca são os arquétipos. Arquétipo é o conjunto de características que constrói uma personalidade de marca, logo, são adjetivos que conectam entre si, então são muitos que a sua marca pode se encaixar, escolha um e converse com ele em todos os aspectos de imagens, símbolos e comportamentos.
Por exemplo, dentro do arquétipo Inocente há o conceito de bondade, simplicidade, pureza… Uma marca que segue produtos do Inocente é a Johnson’s, trazendo promessas de uma vida limpa e saudável.
Caso o seu produto seja associado a um arquétipo, logo terá uma conexão automática entre conceitos. A informação contida naquele arquétipo será transferida de forma espontânea.
Poderoso, né? A indústria de cigarro fez isso com muito louvor ao associar o produto a um estilo de vida, você lembra do Cowboy da Marlboro? Os comerciais mostravam cenas excitantes, até que o cérebro passa a associar o produto ao prazer, mesmo que seja um produto com contraindicações.
As conexões são automáticas! Se firme em um arquétipo e que tal usar da neuroassociação ao seu favor?
O design precisa ajudar e não atrapalhar
A personalidade da empresa também está atrelada ao design da sua marca. As propagandas, cores usadas.
Mas afinal, o que você quer refletir?
Pureza? Ousadia? Luxo? Tenha representação gráfica: logotipo, banner e seja tanto no papel de parede no escritório quanto no cartão de visita, tenha a mesma personalidade e linha de design.
Você pode trocar as suas folhas, mas sem perder as raízes, me entende? Caso contrário, é difícil possuir consistência e credibilidade na essência da sua marca, a partir do momento que não há um padrão naquilo que aplica.
Feito até aqui?
Bom, agora é aquele momento de suma importância, você não pode sair daqui sem antes saber disso, justamente o que pode destacar a sua de outras marcas.
O essencial é invisível aos olhos, mas também é percebido
Parafraseando essa poética frase para trazer mais informações sobre o despertar da personalidade de marca com os seus diversos públicos.
Durante o ato de criação dessa personalidade, muitos definem traços básicos “expansiva, carismática, autêntica” e buscam basear o conjunto da marca em somente algumas características e isso também é importante, mas precisamos de mais.
Saindo do superficial, ao realizar o Briefing da sua marca, os nuances e pontos da empresa devem ser levados em consideração. Se dedique a conhecer a empresa como um todo. O jeito de andar dela, o vestir, ouvir.
Observe suas histórias, o porquê ela existe, sonhos, possíveis medos, planos, pessoas que estão ao lado dela. Estamos falando sobre detalhes, atenção.
Ao tratar da personalidade da sua marca com peculiaridades humanas, existe uma maior identificação. O consumidor se percebe na sua marca, se enxerga e como consequência, se projeta. Isso é uma verdadeira ação que tira da mesmice, sabe?
Logo, há uma comunicação mais assertiva, transmissão do que ela é de fato. Afinal, em terra de empresas Maria vai com as outras, é preciso saber quando é hora de parar de acompanhar e abandonar o raso. É momento de possuir personalidade própria e bem definida. Mergulhar.
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