Por que o storytelling é importante em uma marca?
Você já parou pra pensar porque o storytelling é importante em uma marca?
Você já reparou que a pessoa que mais conta histórias na escola era sempre o mais querida por todos? Era ele quem arrancava os sentimentos mais intensos das pessoas: risadas, choros, preocupações. É normal, temos a tendência de nos conectarmos mais com histórias.
Essa é a mesma lógica aplicada nas marcas. Uma marca com um bom storytelling se conecta muito melhor com seu público.
Mas o que é Storytelling?
Storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias com começo, meio e fim, transmitindo uma mensagem potente e que se conecte com seu público de forma emocional.
Uma mesma história pode ser contada de maneiras diferentes. Cabe à marca se apropriar da linguagem que mais se conecte com seu posicionamento para contar sua história sob uma perspectiva única!
O que um bom storytelling deve ter?
Um bom storytelling deve levar seu público a uma jornada. Aquela vontade de ler o texto até o fim porque o começo está muito interessante, o meio melhor ainda e a expectativa pelo final é grande.
Uma boa história faz o público se imaginar na situação, como um personagem e até mesmo questionar alguns pensamentos próprios. Como já dizia o autor Neil Gaiman: “histórias lidas no momento certo, jamais te abandonam”.
Outra característica de uma boa história é que ela desperta emoções e até mesmo memórias do público.
Como aplicar isso à minha marca
Sempre falo muito sobre consistência… Uma marca com um posicionamento claro e consistente consegue se destacar com mais facilidade da concorrência.
Saber o propósito, valores, personalidade e essência da sua marca são a chave para direcionar qual será o tom de voz da história e como isso será feito. Sendo assim, existem técnicas para construir um bom storytelling que podem ser estudadas, mas não adianta dominá-las se a marca não possui “alma”.
Conclusões
Uma marca forte é aquela que se conecta emocionalmente com seu público, logo as pessoas tendem a se envolver muito mais com histórias. Dessa forma, é importante ter clareza de quem é sua marca para contar suas histórias com mais intensidade e autenticidade para alcançar seus objetivos.
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