O que os últimos 15 meses revelaram sobre o consumo consciente?

August 3, 2021

Pandemia x Consumo Consciente

Já vamos para longos 15 meses de pandemia do coronavírus e os efeitos desse longo período em casa e da crise econômica já são facilmente sentidos quando a gente observa os hábitos de consumo. Se já seria muito difícil esperar que nada mudasse nesse tempo mesmo se estivéssemos vivendo um momento normal, imagina com tantas mudanças na rotina e na sociedade?

Há consenso entre os especialistas — com o qual eu concordo — que aponta que a pandemia não veio nos ensinar nada de novo, mas sim revelar fatos que antes não tinham tanto destaque. Isso vale para os serviços de saúde, para os relacionamentos interpessoais e também é válido para o consumo.

Em 2019, nós já projetávamos um futuro com forte influência de um consumo mais consciente, mais artesanal, menos poluente, menos criminoso, mais prazeroso e mais personalizado. Todas essas tendências se fortaleceram nos últimos 15 meses, sem dúvidas.

Nesse cenário, o consumo está cada vez mais atrelado à nossa identidade, uma vez que eu só vou consumir – e, portanto, financiar – produtos nos quais eu acredito. E, além disso, só vou gastar com produtos que estão alinhados com a minha visão de mundo.

Cada vez mais pessoas estão dispostas a investigar a cadeia de produção e distribuição das coisas que compram, justamente porque entendem que suas identidades também são criadas a partir do que elas consomem. É sobre encontrar no ato de comprar uma forma de reforçar a sua autenticidade. Isso vale para moda e beleza, mas também passou a valer para decoração, gastronomia, turismo, eletrônicos, etc.

Não se sinta estranho caso você tenha encontrado por aí pessoas cujo jeito de consumir passou por uma transformação diferente nesses 15 meses. A pandemia não afetou a todos nós da mesma maneira e houve, sim, quem tivesse partido para um consumo desenfreado, até para aplacar outras dores que esse tempo trouxe.

No entanto, o senso de comunidade e pertencimento que se fortaleceu nesse período de crise tende a prevalecer. Logo, seja como consumidores ou como indústria, precisamos nos atentar para o impacto que as nossas compras provocam no mundo.

Quem, enquanto marca, não estiver com os olhos abertos e bem atentos a esse momento de mudança acentuada, invariavelmente vai ficar para trás. Construa uma marca que vai deixar um legado para o mundo. Garanto que vai valer a pena!

Acredita que o Branding pode auxiliar sua marca a crescer e se consolidar?
Eu tenho certeza, me chama aqui pra conversar.