O poder nas mãos do consumidor

February 25, 2022

Semana passada enquanto conversava com uns amigos que trabalham no marketing de grandes companhias, estávamos comentando que a maior parte das grandes empresas ainda não sabem da importância do branding para o negócio.

E a verdade é que a maioria dos diretores e donos não entendem de fato como o branding controla o preço e distribuição dos seus produtos.

As pessoas costumam focar no produto apenas, mas esquecem que o posicionamento da marca é o que vai influenciar o desejo do consumidor e consequentemente a compra.

Sabe o que isso quer dizer?

Você sabia que 83% dos brasileiros preferem comprar de marcas alinhadas com seus valores?

E não sou eu quem tô dizendo, olha só.

Pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy

Se você deseja vender mais do que seu concorrente, você não precisa diminuir seu preço, mas sim posicionar a sua marca de uma maneira única na cabeça e coração do seu consumidor.

E o público estará mais disposto a pagar o preço por um produto que ele não pode encontrar em nenhum outro lugar e ainda se identifica com seus valores.

Por exemplo, você pode comprar um fone de ouvido qualquer na Americanas.com por R$ 50,00.

O que você acha que faz as pessoas pagarem mais de R$ 1000,00 por um Beats?

Precisamos concordar que ele não é tão diferente assim.

Ouso dizer inclusive que existem marcas desconhecidas que tem até melhor qualidade que eles.

Pensa comigo. Ninguém compra um vestido Chanel porque precisa se vestir.

Ou um Iphone apenas porque precisa de um telefone.

As pessoas amam a marca e estão dispostas a pagar o preço.

As pessoas consomem marcas que falam pro mundo quem elas são ou gostariam de ser, a que grupo na sociedade elas pertencem.

Percebe como marca é autoexpressão?

E as empresas que ainda não entenderam isso vão continuar sendo commodities, e vão seguir eternamente na corrida dos ratos, lutando para sobreviver enquanto competem pelo menor preço.

E isso claro, fazendo um grande esforço, que normalmente custa uma fortuna, para conseguir vender.

Percebeu como uma boa estratégia de branding pode te ajudar a otimizar suas margens de lucro e garantir que sua empresa seja bem sucedida no curto e no longo prazo?

E quando um negócio tem um maior controle sobre o preço e a distribuição, ele pode vender por mais e para mais pessoas, e com maiores lucros e margens todo mundo fica feliz.

Seu cliente fica feliz comprando algo que ele deseja e conta pra todo mundo sobre seu último investimento, trazendo mais clientes orgânicos para você, e todos seremos felizes para sempre.

Bom, essas são apenas algumas das razões pelas quais colocar tijolos na construção da sua imagem corporativa e posicionamento são tão importantes para qualquer negócio.

Talvez você esteja se perguntando por onde começar.

Aqui nesse blog, nas minhas mídias sociais existem muitos conteúdos sobre isso, como você pode começar a entender mais de Branding e aplicar em seu negócio.

Dica 01: O Branding agrega valor à marca e um desses meios é por meio do relacionamento com o consumidor.
Ação: Você pode transformar em uma ação prática que é construir uma identidade memorável e exclusiva da sua marca. Ex.: Uma amizade divertida para todo o momento (Coca-Cola); Uma ativista ambiental apaixonada pela vida ao ar livre, atuando como participante e protetora (Patagonia).
(Para saber mais, sugiro você ler esse artigo aqui)

Dica 02: Direcione os setores da empresa, alinhe propósito, atributos e valores para que a empresa fale a mesma língua e que isso reflita no entendimento do cliente sobre a marca.
Ação: Se ficou com dúvidas e quer uma ajuda para direcionar melhor esses pontos, estou a disposição para uma conversa. Preencha esse formulário para conseguirmos alinhar as ações.

Fico por aqui e te desejo uma ótima leitura.
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