Glorssário do Branding
Se existe algo que deixa muitas dúvidas e a cabeças das pessoas um pouco confusa é a quantidade de palavras que misturam o inglês e português, que existe na área de estratégia de marca e depois de alguns clientes pedirem resolvi criar um material baseado nos principais autores da área de Branding, Marketing e Comunicação, um Glossário das principais expressões que utilizamos em nossas conversas, tanto para ajudar nossos clientes, mas também para treinar as pessoas que trabalham comigo, na S/JUSTO
PROPAGANDA Comunicações pagas destinadas a persuadir um público para comprar um produto, usar um serviço, mudar um comportamento ou adotar um ponto de vista.
AFILIADO Uma empresa que está voluntariamente relacionada com outro negócio sem ser uma subsidiária.
MARKETING AFILIADO Um tipo de marketing em que uma empresa recompensa um afiliado por trazer clientes para isso.
LUXO ACESSÍVEL Produtos e serviços com preços premium que são mais baratos em relação ao tradicional artigo de luxo.
CRIATIVIDADE ÁGIL Uma ferramenta desenvolvida pelo Google para ajudar no marketing as equipes trabalham com mais rapidez e colaboração.
CULTURA ALWAYS-ON Uma sociedade conectada digitalmente com acesso à Internet e aos meios eletrônicos.
ARQUÉTIPO Um modelo padronizado de uma personalidade ou comportamento, frequentemente usado em marketing, narração de histórias, psicologia e filosofia.
COLABORAÇÃO ASSÍNCRONA Um método de trabalhar em conjunto virtualmente para que os participantes podem contribuir conforme o tempo permitir.
PÚBLICO O grupo de pessoas para o qual um produto, serviço, mensagem ou experiência é projetada.
FRAGMENTAÇÃO DE PÚBLICO A divisão do público em massa em muitos públicos menores, ou tribos, devido ao crescimento explosivo da mídia
AUTENTICIDADE A qualidade de ser genuíno, considerada um poderoso atributo de marca
ESTUDO DE CONSCIÊNCIA Uma pesquisa que mede um público familiaridade com uma marca, muitas vezes dividida em Consciência “auxiliada” e “não auxiliada”
EFEITO – MOVIMENTO Na psicologia comportamental, a observação de que quanto mais pessoas fazem ou acreditam em algo, mais os outros estarão inclinados a fazer ou acreditar a mesma coisa.
BENEFICIO Uma vantagem percebida derivada de um produto, serviço ou recurso.
BHAG Um “objetivo grande, cabeludo e audacioso” projetado para impulsionar uma organização para um a três décadas, de Built to Last por Collins e Porras
MARKETING BOTTOM-UP Marketing orientado para o cliente, em oposição a marketing de cima para baixo ou dirigido pela gestão
BRAINSTORMING Uma técnica para gerar, explorar e avaliando ideias como um grupo.
MARCA A percepção de uma pessoa sobre um produto, serviço, experiência ou organização; um comercial reputação
DEFENSOR DA MARCA Qualquer pessoa que promova uma marca através de interações com clientes, clientes em potencial, parceiros ou a mídia.
AGÊNCIA DE MARCA Uma empresa estratégica que fornece ou gerência uma variedade de serviços de construção de marca em uma variedade de pontos de contato.
ALINHAMENTO DE MARCA A prática de vincular estreitamente o cliente experiência e estratégia de marca
ARQUITETURA DE MARCA Uma hierarquia de marcas ou nomes de marcas relacionados, muitas vezes começando com uma marca mestre e descrevendo sua relação com as submarcas e co-marcas
ATIVO DA MARCA Qualquer aspecto de uma marca que tenha estratégias valor, incluindo associações de marca, marca atributos, notoriedade da marca, ou marca lealdade.
ATRIBUTO DE MARCA Uma característica distinta de um produto, serviço, ou marca da empresa
AUDITORIA DE MARCA Uma avaliação formal dos pontos fortes de uma marca e pontos fracos em seus pontos de contato.
CONSCIÊNCIA DA MARCA Uma medida de quão bem um produto, serviço, ou a empresa é reconhecida por seu público
LIVRO MARCA Uma publicação ou recurso online que descreve a estratégia, as principais mensagens e o estilo diretrizes para uma marca.
CAMPANHA DE MARCA Um esforço coordenado para aumentar a marca reconhecimento, valor da marca, ou lealdade à marca.
BÚSSOLA DA MARCA Um entendimento compartilhado do propósito da empresa, proposta de valor, personalidade, e mensagens que permitem aos construtores de marca para colaborar com autonomia.
BRAND EARNINGS A parcela do fluxo de caixa de uma empresa que pode ser atribuído a uma marca
ECOSSISTEMA DE MARCA A rede de pessoas que contribuem para construir uma marca, 23 incluindo departamentos internos, firmas externas, indústria parceiros, clientes, usuários e a mídia.
CASA DE MARCA Uma empresa em que a marca dominante é o nome da empresa, como Mercedes-Benz; também chamado de homogêneo marca ou uma marca monolítica.
BRAND EQUITY O valor acumulado da marca de uma empresa ativos, tanto financeira quanto estrategicamente; a força geral de uma marca.
BRAND EXPERIENCE Todas as interações que as pessoas têm com um produto, serviço ou organização.
FAMÍLIA DA MARCA Uma série de marcas relacionadas pertencentes ao mesmo empresa
BRAND GAP Uma desconexão entre a estratégia de negócios e experiência de marca
IDENTIDADE DA MARCA A expressão externa de uma marca, incluindo sua marca registrada, nome, comunicações e aparência visual.
BRANDING Qualquer esforço ou programa projetado para aumentar valorizar ou evitar a comoditização 36 construindo uma marca diferenciada.
FIDELIDADE À MARCA A força da preferência por uma marca em comparação com marcas concorrentes, às vezes medido em compras repetidas
MANUAL DA MARCA Um documento que articula os parâmetros de uma marca para membros da marca comunidade; um conjunto padronizado de ferramentas de construção de marca.
MÉTRICAS DE MARCA Medições para monitorar mudanças em valor da marca.
NOME DA MARCA O componente verbal ou escrito de uma marca ícone; o nome de um produto, serviço ou organização
PERSONALIDADE DA MARCA O caráter de uma marca, conforme definido em termos antropomórficos, como Virgin = irreverente, ou Chanel = refinado
GUARDIÃO DA MARCA Um gerente ou equipe responsável por estrita conformidade com as diretrizes em uma marca manual
PORTFÓLIO DE MARCA Um conjunto de marcas relacionadas; uma coleção de marcas pertencentes a uma empresa.
RECONHECIMENTO DE MARCA Uma medida de quão familiar é o nome da marca para um público
ESTRATÉGIA DE MARCA Um plano para o desenvolvimento sistemático de uma marca em alinhamento com a estratégia do negócio.
RASTREAMENTO DE MARCA Um registro de mudanças no conhecimento da marca durante um tempo.
AVALIAÇÃO DA MARCA O patrimônio financeiro de uma marca.
CATCHPHRASE Uma frase tornada familiar pelo uso repetido.
CATEGORIA Em marketing, o segmento de mercado no qual um produto, serviço ou empresa concorre.
CBO Chief Brand Officer, responsável pela integração o trabalho da comunidade de marca.
CDO Chief Design Officer, responsável pelo total design esforços de uma empresa.
MARCA DESAFIANTE Um produto, serviço ou empresa que compete com um ou mais concorrentes mais fortes em sua categoria.
MARCA CARISMÁTICA Uma marca que inspira um alto grau de lealdade do consumidor; também conhecido como estilo de vida marca ou marca da paixão.
CLAREZA Na comunicação, a qualidade de ser facilmente percebidos ou compreendidos.
CLICHÉ Em design de comunicação, 37 uma ideia, frase, ou tropo que foi usado demais ao ponto de perder seu significado ou efeito original.
CO-BRAND Duas ou mais marcas de propriedade separada vinculadas para benefício mútuo.
COCRIAÇÃO O desenvolvimento colaborativo de um produto, serviço, experiência, processo, modelo de negócios, estratégia, mensagem ou outro resultado.
COLABORAÇÃO O processo pelo qual as pessoas de diferentes disciplinas trabalham juntas para criar algo que eles não podiam criar individualmente; a prática da co-criação.
COMODITIZAÇÃO O processo pelo qual os clientes chegam a ver produtos, serviços ou empresas como intercambiáveis, resultando na erosão de margens de lucro; uma falha de branding.
COMMODITY Na economia, bens que não têm diferenciação ou valor da marca.
COMUNICAÇÃO Uma mensagem ou conversa; o transporte de informações de um remetente para um destinatário.
DESIGN DE COMUNICAÇÃO Uma disciplina que combina design visual e design verbal para produzir elementos de identidade, sites, anúncios, publicações e outros veículos para mensagens e conteúdo.
COMUNIDADE Um grande grupo de pessoas com interesses ou uma cultura compartilhada
MAPA CONCEITUAL Um diagrama hierárquico que mostra a conexões entre ideias relacionadas, funções, ou elementos.
VIÉS DE CONFIRMAÇÃO Em psicologia, a tendência das pessoas a preferem evidências que confirmam o que eles já acreditam
ANÁLISE CONJUNTA Uma técnica de pesquisa quantitativa para identificar o que é mais importante para um produto recursos perguntando aos clientes quais recursos eles trocariam por outros.
CONJUNTO DE CONSIDERAÇÃO A gama de opções que um cliente considera ao tomar uma decisão de compra; uma categoria.
CONTEÚDO Em publicidade, editorial ou entretenimento parte de um meio que atrai um público.
TAXA DE CONVERSÃO No varejo, a porcentagem de visitantes que acabam comprando alguma coisa.
COOPETIÇÃO Uma mala de mão palavra que descreve a cooperação de dois ou mais concorrentes para benefício mútuo.
COPYWRITING A disciplina de desenvolvimento de conteúdo verbal para anúncios e comunicações relacionadas.
IDENTIDADE CENTRAL Em marketing, a central, elementos sustentáveis de uma identidade de marca, como um nome e marca registrada.
PROPÓSITO A razão pela qual uma empresa existe além de fazer um lucro; um componente chave de uma ideologia central
IDEOLOGIA CENTRAL Na gestão, uma combinação de valores e propósito central
VALORES FUNDAMENTAIS Um conjunto duradouro de princípios que definem a ética de uma empresa; um componente chave de uma ideologia central.
IDENTIDADE CORPORATIVA A identidade da marca de uma empresa, consistindo de seus identificadores principais, como o nome da marca, marca registrada, tipografia e cores; uma imagem comercial da empresa
CPC Custo por clique ou o preço que online os anunciantes pagam cada vez que um anúncio é clicado.
CPI Custo por mil, ou o preço que anunciantes pagam por mil impressões
CPV Custo por visualização ou o preço que os anunciantes pagam por cada exibição de vídeo.
CONSELHO CRIATIVO Um comitê formado para monitorar e orientar o processo de branding de uma empresa; às vezes chamado de conselho da marca.
DESTRUIÇÃO CRIATIVA Um processo de transformação radical pelo qual a inovação disruptiva destrói o valor de instituições estabelecidas.
RESUMO CRIATIVO Um documento que descreve os parâmetros de um projeto de design, como seu contexto, objetivos, processos e restrições orçamentárias.
CULTURAL LOCK-IN A incapacidade de uma organização para mudar seus modelos mentais, mesmo em face do claro ameaças de mercado.
CULTURA A compreensão compartilhada e comportamental normas de uma comunidade ou população.
EXPECTATIVAS DO CLIENTE Os benefícios esperados de uma marca, seja explícito ou implícito, funcional ou emocional.
OBJETIVOS DO CLIENTE Em marketing, os empregos para os quais os clientes “Contratar” um produto, serviço, experiência ou organização.
VIAGEM DO CLIENTE Um modelo ou história de como um cliente pode experimente um produto, serviço ou organização hora extra.
DESCRITOR Na comunicação da marca, um termo que descreve a categoria em que a marca competem, como “pasta de dente com flúor” ou “banco online”.
DESIGN A disciplina ou processo de mudança de um situação existente para uma preferida.
DESIGNER Qualquer pessoa que usa o processo de design para mudar uma situação existente para uma preferida.
GESTÃO DE DESIGN A prática de integrar o trabalho de design interno e externo equipes para alinhar pontos de contato da marca com objetivos estratégicos.
PROCESSO DE DESIGN Um método ou estrutura para a execução de um projeto criativo.
PESQUISA DE DESIGN Pesquisa do cliente sobre a experiência e design de produtos ou comunicação elementos, usando qualitativos, quantitativos ou técnicas etnográficas
TARGET O cliente ideal para um produto, geralmente um usuário extremo.
EQUIPE DE DESIGN Um grupo colaborativo36 formado para trabalhar em certos tipos de projetos criativos ou para resolver um problema criativo específico.
DIFERENCIAÇÃO O processo de estabelecimento de um mercado único categoria para aumentar as margens de lucro e evitar comoditização; um princípio central de posicionamento.
NATIVO DIGITAL Uma pessoa imersa na Internet de muito cedo.
INOVAÇÃO REVOLUCIONARIA Um novo produto, serviço ou negócio que perturba e redefine um mercado.
DISTRIBUIÇÃO Nos negócios, o fornecimento de bens e serviços aos clientes por meio de uma distribuição canal.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO Um método para mover bens ou serviços de uma fábrica para um fornecedor, um fornecedor para um varejista, ou um varejista para um cliente final.
DRIVER BRAND Em um portfólio de marcas, 29 a marca que impulsiona uma decisão de compra, seja uma marca mestre, submarca, ou marca endossante.
CARACTERÍSTICAS DO CONDUTOR Atributos de marca que são importantes aos clientes e altamente diferenciado de os dos concorrentes.
ADOTADOR ANTECIPADO Um dos primeiros defensores de um produto, serviço, tecnologia, comportamento ou estilo; um farol cliente.
REGRA 80-20 Um axioma que afirma que 80% dos efeitos frequentemente vêm de 20% das causas; por exemplo, 80% da receita da empresa podem vir de 20% de seu clientes.
ELEVATOR PITCH Uma expressão da proposta de valor de uma empresa que é breve o suficiente para transmitir durante um passeio de elevador.
BENEFÍCIOS EMOCIONAIS O valor derivado de como um produto ou o serviço faz o cliente se sentir.
MARCA ENDOSSADA Uma marca que promete satisfação em nome de um submarca ou co-marca, geralmente em um secundário posição para a marca que está sendo endossada.
ENGAJAMENTO No marketing online, qualquer ação de um usuário que cria ou aprofunda um relacionamento com o cliente, como clicar, marcar como favorito, gostar, assinando ou comprando.
PIRÂMIDE DE ENGAJAMENTO Um novo modelo de marketing que aborda o públicos mais importantes primeiro, e reúne percepções desses públicos para melhorar resultados para todo o plano de marketing.
ETNOGRAFIA Na antropologia, o estudo das pessoas em suas configurações naturais; nos negócios, um qualitativo pesquisa técnica para descobrir necessidades e desejos que podem ser atendidos por meio da inovação.
EVANGELISTA Em marketing, um defensor da marca, se interno ou externo, pago ou não.
DESIGN DE EXPERIÊNCIA A disciplina de criar experiências de usuário em vez de produtos e serviços, com uma forte aplicação em mídia interativa.
IDENTIDADE ESTENDIDA Os elementos que estendem a identidade central de uma empresa ou marca, organizada em agrupamentos como personalidade da marca, símbolos, e posicionamento.
EXTENSÃO Em marketing, um novo produto ou serviço que alavanca o valor da marca de um produto ou serviço.
USUÁRIO EXTREMO Um usuário que empurra um produto além de seus limites previstos.
MANIA Um comportamento que se espalha e cessa rapidamente em uma população ou tribo
FALHA RÁPIDA Um processo de aprendizagem rápida, projetando e testar uma série iterativa de protótipos.
CARACTERÍSTICA Qualquer elemento de um produto, serviço ou experiência projetada para oferecer um benefício.
TESTE DE CAMPO Um método de pesquisa qualitativa usado para avaliar um novo produto, pacote, conceito ou mensagem fora de um laboratório, ou instalação.
VENDA RÁPIDA Um evento de vendas apenas para membros que permite varejistas online para reduzir o excesso ou datado mercadoria.
AMOSTRA Um método de pesquisa qualitativa em que várias pessoas são convidadas para uma pesquisa facilidade para discutir determinado assunto; um tipo de pesquisa projetada para enfocar pesquisas posteriores.
CONCENTRANDO O processo de chamar a atenção para um único elemento; uma ferramenta estratégica para trazer recursos para suportar um único ponto de alavancagem.
ESTRUTURA A estrutura conceitual de um problema, uma investigação, ou uma discussão, usada como base para análises posteriores.
FRANKENBRAND Uma marca com baixa qualidade interna ou externa alinhamento; uma marca com características incompatíveis ou extensões
BENEFÍCIOS FUNCIONAIS O valor derivado de qual produto ou serviço faz para um cliente.
FUTURECASTING Uma técnica generativa de brainstorming usada para imaginar futuros possíveis.
FREQUÊNCIA O número de vezes que um espectador é exposto para um anúncio
MARCA GLOBAL Um produto, serviço ou empresa que compete globalmente (muitas vezes um nome impróprio, uma vez que a maioria das marcas, por definição, variam consideravelmente de cultura a cultura)
GLOBALIZAÇÃO Um termo abrangente para o aumento conectividade de economias, sociedades e culturas em todo o mundo; oposto de localização.
ESTUFA Nutrir ideias suspendendo o julgamento até eles podem ser melhor compreendidos e desenvolvidos.
MARCA HALO Uma marca que agrega valor a outra marca por associação, como um mestre conhecido brand e uma submarca menos conhecida.
HARMONIZAÇÃO Em branding, o alinhamento dos elementos-chave em linhas de produtos ou regiões geográficas.
EFEITO HAWTHORNE Um fenômeno psicológico em que a presença do observador muda o que está sendo observada, às vezes distorcendo o resultado da pesquisa de mercado.
COMPORTAMENTO DE REBANHO Uma tendência de seguir a multidão em situações que são complexos, confusos ou perigosos.
CASA DAS MARCAS Uma empresa para a qual os produtos ou serviços em vez da própria empresa têm as marcas dominantes; também chamado uma marca heterogênea ou pluralista.
HUB Em uma rede social, uma pessoa com um grande número de conexões.
ÍCONE No marketing, o símbolo visual de uma marca, geralmente baseado em um mercado diferenciado posição; uma marca registrada.
IMPRESSÃO Na mídia online, uma única instância em que um anúncio é exibido.
INOVAÇÃO INCREMENTAL Uma melhoria modesta em um produto, serviço, ou negócio que produz um curto prazo vantagem competitiva.
DESENHO INDUSTRIAL Uma disciplina criativa que otimiza a forma e função de produtos e sistemas para o benefício mútuo do usuário e do fabricante.
MARCA INGREDIENTE Uma marca usada como recurso 59 para outra marca, como um chip Intel em um computador HP.
INOVAÇÃO Um resultado de design que muda uma empresa, indústria ou sociedade; o processo de inovação.
FUNIL DE INOVAÇÃO Um processo contínuo de joeiramento potenciais inovações para aqueles mais prováveis ter sucesso.
FALTA DE INOVAÇÃO Uma desconexão entre o que os clientes desejam e o que as empresas podem oferecer.
HUB DE INOVAÇÃO Em uma rede social, uma pessoa que está bem conectado e rapidamente abraça novas ideias.
MARKETING INTEGRADO Um método colaborativo36 para desenvolver marca consistente em todas as disciplinas, públicos, mídias, e pontos de contato
MARCA INTERNA O processo de divulgação do conhecimento da marca e habilidades de marca em toda a organização pelo uso de uma visão compartilhada, narrativa, treinamento e conselhos criativos; também conhecidos como cultivo.
DESIGN ITERATIVO Um processo de uso de aproximações sucessivas para resolver um problema ou projeto.
MARCA DE SUCATA Uma marca baseada em uma fachada em vez de uma proposição de valor real; também chamado uma marca Potemkin.
JAMMING Projetando uma solução, modelo de negócios, processo, ou outro resultado por meio de colaboração improvisacional.
PALAVRA-CHAVE Na publicidade de pesquisa, uma palavra ou frase usada localizar informações com um mecanismo de pesquisa; também chamado de termo de pesquisa.
KAIZEN Um termo japonês para o contínuo melhoria dos processos de manufatura, engenharia ou gestão.
MARKETING DE ESTILO DE VIDA Uma abordagem de marketing que define o alvo market de acordo com as personas do cliente, tribos de marca, e psicografia, como oposta à demografia.
CLIENTE PONTA DE LANÇA Um dos primeiros a adotar que chama a atenção para um novo produto ou serviço.
EXTENSÃO DE LINHA A expansão de uma família de produtos; a adição de uma ou mais submarcas sob uma marca mestre.
MARCA VIVA Uma marca que cresce, se adapta e sustenta em virtude de um ecossistema de marca saudável
LOCK-UP No design da marca registrada, a relação fixa entre um nome e símbolo ou outro visual elementos
LOGO Uma abreviatura de logotipo, agora se aplica amplamente para significar uma marca registrada.
LOGOTIPO Uma fonte ou estilo de letras distinto usado para representar uma marca; uma marca nominativa
DISRUPTOR DE BAIXA EXTREMIDADE Uma inovação disruptiva 50 que serve ao menos valioso segmento de clientes em uma categoria existente.
MANIFESTO Uma declaração de princípios ou intenções que desafiam o status quo; um provocativo declaração de missão.
MARKETING O processo de desenvolvimento, promoção, vender e distribuir um produto ou serviço.
ESTÉTICA DE MARKETING Princípios perceptivos usados para melhorar os sentimentos ou experiências de um público.
MARKETING MIX A relação de fatores-chave, como os quatro Ps em um plano de marketing.
PENETRAÇÃO DE MERCADO A participação de mercado 92 de um produto, serviço, ou empresa comparada a outras na mesma categoria.
POSIÇÃO DE MERCADO A classificação de um produto, serviço ou empresa dentro de uma categoria, às vezes calculados como participação de mercado multiplicada pelo nível de conhecimento.
PESQUISA DE MERCADO O estudo de mercados e clientes para definir oportunidades, identificar preferências, descobrir necessidades, medir a conscientização e obter insights, entre outros objetivos.
SEGMENTO DE MERCADO Um grupo de pessoas que provavelmente responderão a um determinado produto ou esforço de marketing de forma semelhante.
QUOTA DE MERCADO A porcentagem de vendas em uma determinada categoria, geralmente calculado usando como o número de unidades vendidas ou o valor das unidades vendidas.
MASTER BRAND A marca dominante em uma linha ou em um negócio aos quais as submarcas podem ser adicionadas; uma marca-mãe
PUBLICIDADE DE MÍDIA Comunicações unilaterais destinadas a vender, persuadir ou criar conhecimento de uma marca através dos canais de comunicação públicos.
MEME Um pensamento, crença ou comportamento que reproduz e se espalha como um vírus através de uma cultura.
MENSAGEM Um pedaço de comunicação com um único objetivo.
ARQUITETURA DE MENSAGEM Uma hierarquia de mensagens que se comunicam as principais propostas de valor de uma marca.
PRODUTO MÍNIMO VIÁVEL Em design industrial, um protótipo que tem o menor número de recursos e capacidades necessário para testes no mundo real.
MISSÃO Passo a passo para alcança para cumprir seu propósito.
DECLARAÇÃO DE MISSÃO Uma declaração concisa do propósito central ou aspirações de uma organização.
NAMING O processo de criação de identidades verbais para produtos, serviços, organizações ou ingredientes.
NARRATIVA Uma história contada a partir de um único ponto de vista. Um contexto.
NEOLOGISMO Uma palavra ou frase inventada que pode servir como uma marca.
REDE Um sistema de nós interconectados por canais de informação para permitir um diversificado gama de comunicações.
CRIATIVIDADE DE REDE Um modelo distribuído de criatividade em que informações e ideias fluem para cima e para baixo o organograma, influenciando ambos, estratégia e execução.
EFEITO DE REDE Um fenômeno no qual adicionar mais usuários ao uma rede aumenta o valor da rede; o inverso também pode ser verdadeiro, como no caso de congestionamento.
NOVO LUXO Produtos e serviços que oferecem melhor qualidade ou desempenho a um preço premium, como Belvedere Vodka ou golfe Callaway clubes.
DISRUPTOR DE NOVO MERCADO Uma inovação disruptiva que serve clientes que não podiam pagar anteriormente qualquer produto ou serviço em um determinado categoria.
SISTEMA DE NOMENCLATURA Uma estrutura para nomear produtos relacionados, serviços, recursos ou benefícios
ENTREVISTA UM-A-UM Uma técnica de pesquisa qualitativa na qual os sujeitos são entrevistados um de cada vez.
COMUNIDADE ONLINE Uma comunidade habilitada pela Internet, Conectados por um ou mais interesses comuns, em vez do que as fronteiras geográficas.
UNICIDADE Na estratégia da marca, uma proposta de valor baseada em um benefício fortemente diferenciado.
RESULTADOS DA PESQUISA ORGÂNICA Listagens retornadas por um mecanismo de pesquisa com base em sua relevância para os termos de pesquisa.
MÍDIA PAGA Comunicações de marca entregues através de publicidade paga canais, ao contrário para a mídia conquistada.
PENSAMENTO PARALELO Uma técnica de brainstorming na qual todos os membros de um grupo pensam da mesma maneira direção ao mesmo tempo.
PAGAR POR AÇÃO Na publicidade online, um modelo de preços em que o anunciante paga apenas por um determinado ações do cliente, como fazer uma compra ou preenchendo um formulário.
PAGO POR CLIQUE Na publicidade online, um modelo de preços em que um anunciante paga apenas ao editor quando um visitante clica em um anúncio.
MAPA PERCEPTUAL Um diagrama das percepções do consumidor mostrando os relacionamentos entre produtos concorrentes, serviços ou empresas, geralmente em duas dimensões.
PERSONA Personagens imaginários que representam usuários em potencial ou mercados-alvo para um produto ou serviço
PLATAFORMA Nos negócios, uma estrutura básica para construir uma linha de produtos, tecnologia ou marca.
LOJA POP-UP Uma loja que ocupa um pequeno espaço de varejo um dia e desaparece no próximo, projetado para crie buzz ou acenda um frenesi de compras.
POSICIONAMENTO O processo de diferenciação de um produto, serviço ou empresa na mente do cliente para obter uma vantagem competitiva.
GUERRA DE PREÇOS Um caso de superioridade em que múltiplos os concorrentes baixam seus preços para ganhar uma vantagem temporária ou defender seu mercado compartilhar.
MODELO DE PREÇOS Uma fórmula de preços projetada para fornecer uma estratégia vantagem.
ETIQUETA PRIVADA Um produto da marca da loja que compete, muitas vezes a um preço mais baixo, com produtos distribuídos; uma marca de loja138 como em oposição a uma marca ou marca nacional.
PROMESSA Em branding, uma promessa declarada ou implícita de que cria expectativas do cliente e funcionário responsabilidades, como pontualidade da FedEx garantia
PROTÓTIPO Um modelo, maquete ou história usada para avaliar ou desenvolver um novo produto, serviço, ambiente, comunicação ou experiência.
PROVENIÊNCIA Uma conexão histórica que confere autenticidade ou credibilidade a uma empresa, ou produto.
RELAÇÕES PÚBLICAS Um processo estratégico de construção mútua relações benéficas entre organizações e seus públicos.
PROPÓSITO No pensamento sistêmico, o objetivo primordial de que determina como o sistema deve se comportar.
PESQUISA QUALITATIVA Pesquisa projetada para fornecer uma visão sobre comportamentos do consumidor, muitas vezes extraídos de entrevistas individuais ou grupos de foco.
PESQUISA QUANTITATIVA Pesquisa projetada para fornecer dados numéricos sobre o comportamento do consumidor e fenômenos de mercado, frequentemente extraído de pesquisas ou estudos em grande escala.
DIFERENCIAÇÃO RADICAL Uma estratégia de posicionamento que permite a uma marca para se destacar da desordem do mercado.
PROTOTIPAGEM RÁPIDA Um processo de produção de rodadas rápidas de maquetes, modelos ou conceitos em sucessão, avaliando e reiterando após cada rodada para desenvolver mais eficaz, produtos, serviços, ou experiências.
ALCANCE Em marketing, o número de pessoas expostas a uma mensagem publicitária ou de marca.
REMARKETING Na publicidade online, o processo de anunciar para os visitantes anteriores de um site nas páginas de outros sites.
REPUTAÇÃO A opinião geral sobre um produto, serviço, ou organização entre os membros de sua público.
RESSONÂNCIA A experiência de harmonia que vem de percepções, elementos ou mensagens em camadas em um todo significativo.
ROI Retorno sobre o investimento, ou proporção de dinheiro ganho, ou perdido em relação à quantidade de dinheiro investido.
RTB Uma “razão para acreditar” que as empresas dão a clientes para encorajar a fidelidade à marca.
CICLO DE VENDAS Para os compradores, as etapas para fazer uma compra, frequentemente definido como consciência, consideração, decisão e uso; para os vendedores, as etapas em fazendo uma venda.
FUNIL DE VENDAS Um processo para rastrear clientes por meio de uma sequência lógica de etapas do cliente em potencial ao comprador.
SEMÂNTICA O estudo do significado das palavras, frases, sinais, e símbolos.
SEMIÓTICA O estudo dos signos e dos símbolos como componentes da linguagem.
SEO Otimização do mecanismo de pesquisa ou o processo de melhorar a visibilidade de um site, ou web página nos resultados da pesquisa orgânica.
SERVIÇO Em economia, o equivalente intangível de um bem, no qual o comprador obtém uso, mas não propriedade.
DESIGN DE SERVIÇO O processo de determinação do negócio modelo, estratégia de marca, e cliente experiência para um serviço.
IMPACTO DA PRATELEIRA A capacidade de um produto ou pacote de comandar atenção em virtude de seu design de comunicação.
ASSINATURA O visual definido relação entre um logotipo e um símbolo.
AUTORIDADE SOCIAL Um indivíduo ou organização que usa mídia social para desenvolver um reconhecido expertise em um assunto.
MÍDIA SOCIAL Tecnologias móveis e baseadas na web que use comunicações multi-vias para construir comunidades e tribos.
DIAGRAMA ARANHA Uma ferramenta analítica que usa círculos e linhas para visualizar as relações dos elementos em uma campanha de marca ou outro plano.
REDE SOCIAL Uma comunidade de indivíduos ou organizações, tecnicamente conhecido como nós, sendo conectados através de laços de amizade, parentesco, interesse econômico, status ou outras interdependências.
SPIRIT BOOK Uma publicação ou recurso online que orienta a visão, objetivos e expectativas comportamentos da cultura de uma empresa.
STAKEHOLDER Qualquer pessoa ou empresa com interesse em uma empresa, ou marca, incluindo acionistas, funcionários, parceiros, fornecedores, clientes, e membros da comunidade.
MARCA DE LOJA Um produto de marca própria116 que pode ser vendido em preços mais baixos ou margens mais altas do que amplamente concorrentes distribuídos; às vezes chamada incorretamente de marca genérica.
HISTÓRIA Uma sequência de eventos relacionados em uma narrativa.
STORYBOARD Um protótipo em bruto para um filme, peça ou outra narrativa em que os esboços são organizados em sequência em um quadro ou tela.
STRATEGIC DECAY A tendência de uma estratégia de negócios para perder eficácia como circunstâncias e mudança externas.
DNA ESTRATÉGICO Um filtro de decisão com base nas preocupações gêmeas de estratégia de negócios e estratégia de marca.
PIRÂMIDE ESTRATÉGICA Um gráfico hierárquico para mapear um propósito da organização, missão, visão, e objetivos.
ESTRATÉGIA Um plano que usa um conjunto de táticas para alcançar um objetivo, muitas vezes superando os concorrentes.
DIRETRIZES DE ESTILO Documentação que descreve os padrões gráficos para uma marca, incluindo o uso de a marca registrada, tipografia, fotografia, e cores.
INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL Uma melhoria incremental para um existente produto, serviço ou negócio; oposto de inovação disruptiva.
SWARMING Uma estratégia de atacar um problema de muitos ângulos ou com muitas disciplinas ao mesmo tempo.
SÍMBOLO Algo usado para representar outra coisa; em branding, uma marca registrada.
COLABORAÇÃO SÍNCRONA Um método de trabalhar juntos em tempo real, para que os participantes possam construir sobre as outras ideias espontaneamente.
SINÉTICA Um processo de brainstorming que combina pensamento criativo com compromisso para a ação.
TÁTICAS Ações tomadas para apoiar uma estratégia.
TAGLINE Uma frase, frase ou palavra usada para resumir uma posição de mercado em publicidade.
MERCADO ALVO Um grupo de clientes que uma empresa gostaria servir.
FORÇA TAREFA Uma equipe escolhida para trabalhar em um problema específico ou desafio bem definido.
DINÂMICA DE EQUIPE Os fatores psicológicos que influenciam colaboração, incluindo confiança, medo, respeito, e cultura organizacional.
LÍDER DE PENSAMENTO Uma pessoa ou organização cujas ideias exercem uma influência sobre os outros, especialmente através de publicação ou aparições públicas.
PONTO DE TOQUE Qualquer lugar onde as pessoas encontram uma marca, incluindo o uso do produto, embalagem, publicidade, sites, filmes, ambientes de loja, funcionários da empresa e conversação.
TENDÊNCIA Um comportamento que se espalha pela população lentamente (ao contrário de uma moda passageira), com base em mudanças subjacentes na demografia, economia, ou ideologia.
TRENDSETTER Uma pessoa cujas escolhas na moda, política, arte e outros campos inspiram seguidores.
MARCA TRIBAL Uma marca com uma imagem leal ou até de culto a seguir, como Harley-Davidson, Whole Alimentos ou Star Trek.
TRIBO Uma comunidade que professa valores semelhantes, pontos de vista e interesses.
T-SHAPED PERSON Uma pessoa que combina uma disciplina profunda habilidades com amplas habilidades interdisciplinares ou habilidades transdisciplinares, permitindo assim colaboração efetiva.
TIPOGRAFIA A arte de usar fontes para se comunicar mensagens, histórias ou ideias impressas ou na tela.
PVU Proposta de Venda Única, um marketing teoria em que os clientes podem apenas lembre-se de um ponto de diferenciação ao escolher entre as ofertas concorrentes.
UX Experiência do usuário, ou a aparência, sensação e usabilidade de um produto, serviço, site ou outro artefato.
VALIDAÇÃO Em marketing, feedback positivo dos clientes para um produto proposto, posição de mercado, mensagem ou campanha.
CADEIA DE VALOR Um modelo de estratégia que mostra como um produto ganha valor à medida que se move através do fornecimento cadeia, da matéria-prima ao produto acabado, e do marketing ao serviço.
PROPOSTA DE VALOR Uma oferta de negócios baseada em um ou mais benefícios, sejam funcionais, emocionais, ou autoexpressivo.
DESIGN VERBAL Uma disciplina focada na escrita curta emparelhado com design visual
VISÃO Uma imagem de sucesso que orienta a direção de um indivíduo ou grupo; as aspirações de uma empresa que impulsiona o crescimento futuro.
DESIGN VISUAL Uma disciplina focada em impressão, interativa ou gráficos em movimento; emparelhado com design verbal, um componente de design de comunicação.
PENSAMENTO VISUAL A técnica de desenhar ideias ou conexões entre ideias para torná-las mais compreensíveis para as pessoas que os exploram.
VOZ No branding, a personalidade única de um empresa ou marca expressa em sua forma verbal e comunicações escritas; O universo verbal da personalidade de uma marca.
ESCRITOR Um escritor, redator ou editor que trabalha com um alto nível de habilidade.
X-SHAPED PERSON Uma pessoa que facilita a colaboração conectando pessoas, projetos e ideias.
ZAG Manobra que criar um ponto de diferenciação radical e confere vantagens competitivas poderosas para a marca
Dúvidas? Me manda uma mensagem, será um prazer te ajudar.
Bem-vind@ à revolução das marcas
Qual o segredo do produto perfeito?
O que os últimos 15 meses revelaram sobre o consumo consciente?
O que é branding?