Cultura organizacional: Entenda e aplique esse conceito em sua empresa
Cultura organizacional é uma palavra estranha, talvez a primeira coisa que venha a sua cabeça quando falamos “cultura organizacional” seja o jeito como as pessoas se vestem quando vão para o escritório, clima pet friendly e, nos últimos tempos, a flexibilidade de trabalhar online ou não.
A verdade é que cultura organizacional está ligado à conquista dos objetivos de negócio.
“Oi? Como Assim?”
É isso mesmo. O objetivo claro do negócio traduzido em uma marca consistente, constrói uma cultura organizacional alinhada que se transforma em uma ferramenta potente de crescimento da companhia.
Cultura organizacional forte está diretamente ligado a uma marca forte, e uma marca única promove uma cultura organizacional única também.
Como é possível construir a cultura organizacional?
Bom, volto a falar da importância do propósito…
Um propósito claro, pensado para atender a audiência, é base para a construção de uma marca forte e única que desencadeia em uma cultura organizacional totalmente alinhada e consistente. Com uma cultura organizacional clara, a tomada de decisões e o controle nos momentos de crise acaba sendo muito mais claro, sincero e direto.
O Nubank, por exemplo, tem uma cultura organizacional muito alinhada à sua marca e um valor muito claro é a transparência.
Você acha que o RH tem alguma dúvida sobre como dar resposta a um candidato que não foi aprovado em um processo seletivo? Logo depois, certamente, é entregue um feedback claro e transparente do porquê não foi aprovado.
A cultura de uma marca deve existir e ser a mesma, independente do canal. O que quero dizer é que mesmo na era digital que vivemos, com muito mais contato virtual do que físico dentro do mundo corporativo, a cultura da marca deve ser clara e consistente entre os colaboradores.
O maior desafio é que cada vez mais a força de trabalho está mais fluida e as pessoas estão mais ligadas a projetos do que à empresa propriamente dita. Por isso, o desafio é que os valores de marca, cultura e filosofia estejam claros e presentes em toda a jornada, inclusive de processos.
Por exemplo, se uma marca tem um perfil empreendedor, é esperado que o colaborador tenha autonomia, liberdade para criar e propor, errar e aprender, inclusive nas etapas de um projeto.
Os 4 comportamentos típicos de uma empresa sem cultura organizacional
Uma empresa sem um propósito claro, marca consistente e cultura organizacional clara normalmente conta com colaboradores que apresentam os seguintes sintomas comportamentais:
- RECUSA: Sem conhecer a proposta de valor da empresa, provavelmente os colaboradores reajam com uma espécie de desculpa por estar perdido ou com cinismo: “eu não sabia”, “achei que seria melhor assim”, “não estava claro para mim”.
- RECONHECIMENTO: Uma cultura organizacional fraca dificulta que as pessoas entendam o que a empresa faz, deseja fazer e o pape de cada um lá dentro. Sem esse reconhecimento externo, dificilmente o colaborador terá reconhecimento de si mesmo e do que deve fazer.
- ACEITAÇÃO: Você topa fazer alguma que não tem ideia do que é? Alguns desbravadores até topam, mas boa parte das pessoas ficam inseguras de aceitar seguir em frente, ou até aceitam, mas não entregam o máximo que poderiam por insegurança.
- PAIXÃO: Difícil se apaixonar por algo “raso” ou sem clareza. Vale lembrar que colaboradores apaixonados são o melhor Marketing da organização, são os grandes defensores perante a audiência externa.
Se você percebe algum destes sintomas entre seus colaboradores, talvez seja a hora de estruturar melhor seu propósito e sua marca.
Conclusões
Cultura organizacional vai além da forma de se vestir, é reflexo de uma empresa com propósito claro e marca consistente, e essencial para a construção do melhor marketing possível para o seu negócio, construindo um ativo realmente valioso para sua empresa.
Fico à disposição para conversar mais a fundo sobre esse tema, é só me chamar AQUI.
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