Cultura de marca: Por que é tão importante?

November 26, 2021

Você já deve ter ouvido falar sobre “Cultura de marca” e que marcas consistentes e autênticas fazem muita diferença para os negócios. Afinal, gerar valor e criar conexões emocionais na vida das pessoas é o que torna uma marca relevante, valiosa e distante da guerra de preços com a concorrência.

Mas é possível ter uma marca de sucesso para os clientes e internamente ser inconsistente? Olha, digo que até é possível, mas não é sustentável. Certamente vai chegar uma hora que não vai dar certo.

É como uma pessoa que pode sustentar uma imagem falsa por um tempo, mas é muito difícil durar para sempre, ainda mais na era digital que estamos vivendo.

Uma marca precisa de uma identidade de dentro para fora, partindo da gestão da organização.

São os valores, personalidade, prioridades, atitudes e comportamentos de uma marca que precisam fazer parte da Cultura da empresa.

Um colaborador precisa estar envolvido na estratégia e Cultura da empresa para que suas ações e decisões sejam reflexo da cultura, dos valores, e das promessas de marca.    

Cultura de marca e branding na personalidade dos jovens

Qual o maior desafio da Cultura de marca?

Diria que o maior desafio é garantir que a essência e o propósito da marca sejam verdadeiros e conectados com as crenças e comportamentos dos colaboradores. Afinal, estamos falando de pessoas, com vivências diferentes e (tomara) muita diversidade.

Para garantir esse alinhamento, o mais importante é que os valores da marca (o que ela realmente não abre mão) sejam claros e inclusive direcione a contratação e retenção de talentos internamente.

Essa diretriz trará consistência e evitará ruídos internos, além de ser quesito básico para a Construção de uma Marca empregadora atrativa e de destaque!

Qual o impacto da pandemia na construção de uma Cultura de marca?

A cultura de uma marca deve existir e ser a mesma, independente do canal. O que quero dizer é que mesmo na era digital que vivemos, com muito mais contato virtual do que físico dentro do mundo corporativo, a cultura da marca deve ser clara e consistente entre os colaboradores.

O maior desafio é que cada vez mais a força de trabalho está mais fluida e as pessoas estão mais ligadas a projetos do que à empresa propriamente dita. Por isso, o desafio é que os valores de marca, cultura e filosofia estejam claros e presentes em toda a jornada, inclusive de processos.

Por exemplo, se uma marca tem um perfil empreendedor, é esperado que o colaborador tenha autonomia, liberdade para criar e propor, errar e aprender, inclusive nas etapas de um projeto.

Veja alguns cases da S/JUSTO.

Cultura de marca

Os 4 comportamentos típicos de uma empresa sem cultura organizacional

Uma empresa sem um propósito claro, marca consistente e cultura organizacional clara normalmente conta com colaboradores que apresentam os seguintes sintomas comportamentais:

  • RECUSA: Sem conhecer a proposta de valor da empresa, provavelmente os colaboradores reajam com uma espécie de desculpa por estar perdido ou com cinismo: “eu não sabia”, “achei que seria melhor assim”, “não estava claro para mim”.
  • RECONHECIMENTO: Uma cultura organizacional fraca dificulta que as pessoas entendam o que a empresa faz, deseja fazer e o pape de cada um lá dentro. Sem esse reconhecimento externo, dificilmente o colaborador terá reconhecimento de si mesmo e do que deve fazer.
  • ACEITAÇÃO: Você topa fazer alguma que não tem ideia do que é? Alguns desbravadores até topam, mas boa parte das pessoas ficam inseguras de aceitar seguir em frente, ou até aceitam, mas não entregam o máximo que poderiam por insegurança.
  • PAIXÃO: Difícil se apaixonar por algo “raso” ou sem clareza. Vale lembrar que colaboradores apaixonados são o melhor Marketing da organização, são os grandes defensores perante a audiência externa.

Se você percebe algum destes sintomas entre seus colaboradores, talvez seja a hora de estruturar melhor seu propósito e sua marca.

Conclusões

A Cultura de marca é uma forma de traduzir as atitudes da marca de dentro para fora, dos colaboradores aos clientes finais.

É essencial para garantir consistência e a construção de um ativo realmente valioso para sua empresa.

Gostou da ideia? Fico à disposição para te ajudar e esclarecer qualquer dúvida relacionada à cultura de marca. Só me chamar pelo e-mail: eu@stevanjusto.com.br

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