Crie uma marca apaixonante para o seu cliente
Vou te dar um contexto sobre, criar uma marca apaixonante. Você já precisou dar o nome para um filh@ ou bichinho de estimação? É uma baita responsabilidade! um nome que vai durar mais que uma vida, tem significado e é a porta de entrada para alguém muito especial.
Uma tarefa tão difícil quanto essa é escolher o nome e logo de uma empresa. A escolha estará em todos os pontos de contato com seus clientes e será responsável pelas primeiras percepções e interpretações, mas não pode ser só isso.
Uma marca bem construída pode até despertar interesse na primeira impressão, mas conquista o cliente através de vínculos emocionais. E não é uma conquista que acontece da noite para o dia, acontece ao longo do tempo.
O fato de as empresas seguirem estratégias de marketing voltadas para gerar maiores níveis de engajamento de quem consome seus produtos e serviços faz com que elas, em última análise, valorizem a lealdade em detrimento da racionalidade.
É assim que sua lealdade e compromisso com uma marca serão colocados à prova na hora de tomar uma decisão de compra. Por exemplo:
Eu realmente preciso disso?
Essa é a melhor opção para mim?
Vale a pena gastar tanto dinheiro?
Portanto, quando uma marca atinge esse nível de engajamento, ela tem a vantagem de operar com um preço mais alto do que o mercado. Isso significa que o custo do produto deve estar por trás dele, pois é o amor (não a razão) que move o consumidor.
Uma marca apaixonante precisa de “vínculo emocional”? Como assim?
Uma boa marca, aquela que realmente se destaca entre os concorrentes, deixam muito claro qual sua personalidade e seus valores. E não só para seus clientes. Os colaboradores, sócios, imprensa e qualquer outro stakeholder é capaz de descrever a personalidade e valores da empresa.
Alguém questiona que a marca Natura é acolhedora, feminina e responsável? E que tem valores fortes como o empoderamento feminino, a valorização da brasilidade e a responsabilidade sustentável e social?
Esta consistência é o que faz a marca, tanto interna como externa, é o que faz a marca gerar vínculos emocionais verdadeiros com seu público.\
Sua marca é autêntica!
Nenhuma marca é igual, assim como as pessoas, podem até ter homônimos (as vezes acontece com marcas também), mas sua essência, personalidade e valores são únicos.
Mesmo quem tenta “copiar” uma marca existente, nunca consegue ser igual porque para ser autêntica precisa ter consistência, e é muito difícil ser consistente se a personalidade e valores não são verdadeiros.
A construção de uma marca envolve muito estudo, análise e pesquisa para que seja estruturado seu posicionamento. Qual é o mercado? Como performa o mercado? Qual o público? Quais as características da marca? Enfim, algumas questões que precisam ser respondidas antes da construção de um bom posicionamento.
Marcas que contam histórias
Temos a tendência de nos conectarmos mais com histórias. Você já deve ter ouvido falar de storytelling, que é a arte de contar histórias e narrativas com envolvimento.
As histórias são uma excelente ferramenta de humanizar, aproximar e gerar vínculos emocionais com sua audiência. Explore isso nas comunicações, essa construção deve ser diária e relevante.
Conclusões
Uma marca vai além de um nome e logo bonito, é um passo importante mas é o início de um relacionamento emocional do cliente com você. O público é quem vai dar significado à sua marca, através dos atributos emocionais que forem construídos ao longo das “conversas” que tiver com ele.
Acompanhe nosso conteúdo quinzenal. Inscreva-se e aproveite para ler esse artigo que separei pra você.
Para saber mais sobre esse conceito, leia o livro Lovemark
Fico à disposição para conversar mais a fundo sobre esse tema, só me chamar AQUI.
Bem-vind@ à revolução das marcas
Qual o segredo do produto perfeito?
O que os últimos 15 meses revelaram sobre o consumo consciente?
O que é branding?