Como vai a sua estratégia de marca? Você ainda compete por preço?

July 5, 2022

Este e outros sinais de que sua estratégia de marca não está indo bem

Tempos de crise econômica, inflação, altas recordes nos combustíveis, perda do poder de compra da população e a preocupação com os preços atinge o empresariado.

Se você entra na competição para conquistar o cliente pelo bolso… Bem, meu caro, tenha em mente este é um sinal claro de que você precisa repensar a saúde do seu negócio.

PARE DE ADIAR uma importante reestruturação na sua Estratégia de Marca.

PREÇO X VALOR

Primeiro, vamos à já conhecida concepção de preço e valor.

Em linhas gerais, preço é a quantia monetária paga por um determinado produto ou serviço, que será definido pelo empresário em função de custos de produção e operação, questões de mercado, margem de lucro, concorrência… São variáveis mais objetivas.

Já o valor é uma percepção subjetiva atribuída pelo cliente, tendo por referência o benefício proporcionado pelo produto ou serviço. Ele percebe mais valor quanto mais os benefícios vão além das suas expectativas.

Um consumidor pode pagar mais CARO por algo que NÃO VERÁ MAIS VALOR na troca. Ele poderia perceber maior valor por meio de um produto mais barato e que rendesse benefício semelhante, ou até pagando muito mais por algo que exceda suas expectativas em relação aos concorrentes.

Essa dicotomia está diretamente ligada à ideia de marca. E também pode ser responsável por aumentar o preço de um produto ou serviço, e mais do que isso, é responsável por aumentar o seu valor.

A marca torna um produto ou serviço mais valioso. Um preço mais alto e o maior lucro gerado serão consequência.

Se você está competindo por preço, seu produto não é valioso o suficiente para conquistar o consumidor, e isso independe da concorrência.

Uma marca verdadeiramente poderosa não tem concorrentes. Seus clientes pagarão o preço que você definir pelo valor que eles percebem na compra do que quer que você ofereça.

A melhor forma de gerar valor aos seus produtos e serviços perante o público é investir em sua Estratégia de Marca.

Preço x Valor

VEJAMOS OUTROS PROBLEMAS DE ESTRATÉGIA DE MARCA

Dificuldade para se posicionar, se diferenciar

Uma marca poderosa é o seu lugar ao Sol: um posicionamento perfeito com a luz caindo sobre você como os holofotes virados para a atração principal durante um espetáculo.

Se você não consegue assumir seu posicionamento, não consegue se diferenciar no mercado. Algum atrito existe a ponto de sua marca não atingir seu público como você esperava.

Você está na plateia e não no palco, assistindo seu concorrente brilhar.

Um posicionamento não é apenas uma escolha isolada, ela representa seu momento atual, seus valores no presente. Sua marca precisa passar por uma reformulação

Diferenciação

Não sei qual é o próximo passo para fazer meu negócio crescer mais

Você pode ter passado por um período de crescimento e chegou em um ponto interessante, com linhas operacionais e táticas bem alinhadas.

E agora, onde e como Seguir?” é a encruzilhada que você se depara…

Esse momento é crucial para o futuro de um negócio. Pode ser a escolha da vida ou da morte dele. Você precisa redesenhar valores, rever seus objetivos, entender seu propósito e se perguntar qual o legado que deseja deixar para o mundo.

Este também é um trabalho para a sua Estratégia de Marca.

Negócio

Reputação que eu imagino X Reputação real

Outro problema recorrente é a desconexão entre a imagem que você espera que sua empresa tenha (ou que você imagina) e a imagem que as pessoas realmente têm dela. Você já parou para pensar nisso?

Como você acha que é percebido pelo mercado muitas vezes não é como você realmente é percebido por ele. Pode inclusive estar muito distante…

Se você não cuidar da sua estratégia de marca, você não vai ocupar o lugar que deseja. Vai acabar ocupando o lugar que o mercado definir.

Branding é obrigatório” é como eu digo…

Se o VOCÊ DE VERDADE não é percebido pelo mercado, ele irá te perceber igual ao seu competidor.

As pessoas vão te colocar num lugar comum e te associar a quem tenha uma marca mais forte. E se percebem você como alguém parecido com o competidor, você vai competir pelo preço dele.

Se ele tiver um pouco mais de tempo de mercado, você será sempre o segundo, vivendo à sombra dele.

Mesmo se você tiver um produto muito melhor, vai ficar competindo por preço.

Reputação

Dificuldade de gestão e liderança

Se você está com problemas internos em gestão e liderança, não vai evoluir no mercado antes de resolvê-los. Este também é um problema de estratégia de marca.

Uma marca poderosa começa de dentro. Os valores começam a ser praticados e vividos internamente, compartilhados com sua equipe, seus colaboradores.

Uma marca poderosa tem seu valor de mercado representado também pela coesão da sua equipe, que vai defendê-la sempre.

Frustração

“Não sei qual o meu propósito e o meu legado…”

Você pode estar em um momento positivo, operação afinada, tudo indo bem… Porém não ter muito claro por que está fazendo tudo aquilo, o que move seu trabalho ou o você quer deixar para o mundo. Ou ainda você tinha um propósito bem claro. O mundo já é outro; você já é outro; o mercado é outro e talvez aquelas ideias precisem de ajustes.

Bom, se você não parar e desenhar (ou redesenhar) seu propósito e seu legado, em algum momento o mercado vai parar você…

Sem tirar a importância do lucro e dos elementos mais tangíveis, é o propósito que move um negócio e evitar que possa seguir no mercado por algum tempo tendendo à deriva caindo, num futuro não muito distante…

Com um propósito bem definido, você deixa de trabalhar por algo finito e passa a trabalhar por algo infinito.

Seu negócio se torna inesquecível. O crescimento do lucro, natural.

Deixar sua marca para o mundo não é apenas uma expressão, é exatamente sobre impacto e legado.

Que marca você quer deixar para o mundo?

Legado

O PODER DO BRANDING

Existem três tipos de empresas:

  • as que lutam para pagar as contas e sobreviver;
  • as que estão estagnadas porém não têm problemas com as contas;
  • as que dominam o mercado, estão sempre na mente e faturam muito bem.

Estas últimas são as empresas que desenvolveram uma boa estratégia de marca e são percebidas como únicas e faturam muito bem.

Elas experimentam o poder do Branding.

Branding não é marketing, não é logotipo. Ou é isso e muito mais.

Branding é uma forma de enxergar a gestão da empresa através da marca, criando estratégias que a direcionam para alcançar melhores resultados. Como uma reforma interna na sua marca com reflexos externos e trazendo ótimos resultados para a imagem e tendo o lucro como consequência.

Você gerencia um valor simbólico que vai acarretar uma relação mais íntima com seu cliente e performances tangíveis para o seu negócio. Se você quer ter uma marca valiosa, a primeira coisa é prestar atenção aos sinais que recebe diariamente do seu público e do mercado, como esses citados acima. Eles são vitais para você tomar decisões saudáveis para a sua empresa.

E se você achar que é o momento de ganhar valor de mercado com uma marca poderosa, eu posso te ajudar.

Para saber como tirar sua marca do lugar comum e estar preparada para os desafios dessa e das próximas gerações, ACESSE ESTE LINK e agende sua sessão estratégica conosco.

Eu vou te responder em até 48 horas. E se a Imersão não for para você, vou apresentar
outra possibilidade para te ajudar.

Não ignore os sinais. Investir em Estratégia de Marca é o seu melhor negócio.